Skip to main content

Blog

Como escolher o melhor tecido para um processo de filtração

Para determinar o tecido mais adequado a um processo de filtração sólido/líquido, deve-se iniciar os estudos em escala de laboratório, com os seguintes equipamentos:


⦁ Filtro prensa piloto;

⦁ Centrífuga de cesto piloto;

⦁ Tubo de pressão;

⦁ Leaf Test;

⦁ Buchener;

⦁ Outros.

Estes equipamentos simulam uma planta industrial e com uma pequena amostra da solução a ser filtrada, a Remae pode fazer a primeira avaliação físico/química, que permitirá a escolha dos tecidos mais indicados ao processo:

Saiba mais sobre os tipos de tecidos https://remae.com.br/pt/tecidos-tecnicos.

   

Ao realizar os testes práticos com estes tecidos, é possível chegar a conclusões e resultados que permitam determinar o melhor tecido técnico/elemento filtrante a ser usado.

Para realizar uma simulação de Filtro Prensa, fazendo o uso de um tubo de pressão, em escala laboratorial, como exemplo, utilizamos 3 meios filtrantes diferentes, para determinar qual dentre eles apresentaria:


⦁ Menor tempo de filtragem

⦁ Maior volume filtrado

⦁ Maior peso de massa retida

⦁ Menor valor de umidade na massa retida

⦁ Menor peso de massa passante no filtrado (particulados finos)

⦁ Maior facilidade e desprendimento da torta
 
⦁ Melhor tecido para filtração, com facilidade de limpeza, performance e durabilidade.

A avaliação do resultado do teste, apresentou como melhor opção o tecido Remae 4384-TC, que apesar de leve turbidez, obteve um tempo de filtração mais rápido, com um cake mais pesado, espesso e com baixa umidade.

Para uma simulação de um filtro a vácuo (leaf-test) por exemplo, necessita-se de uma bomba de vácuo e um meio filtrante que seja adequado ao produto a ser filtrado (tipo de fio, contextura, material, etc).

Existem duas possibilidades para se realizar este teste, com o meio filtrante e ponto de sucção suspenso no líquido ou com o líquido passado por cima do meio filtrante e ponto de sucção.

Como exemplo, no teste abaixo, onde o produto a ser filtrado era um concentrado fosfático muito fino, e o cliente buscava os seguintes pontos:


⦁ Menor tempo de filtragem;

⦁ Maior volume filtrado;

⦁ Menor valor de umidade na massa retida;

⦁ Menor peso de massa passante no filtrado (particulados finos);

⦁ Maior facilidade e desprendimento da torta;

⦁ Tecido de lavagem e desobstrução fácil.

A avaliação deste teste, apresentou neste caso da imagem, a melhor opção sendo o tecido Remae 4233-TC, que obteve um maior volume de sólidos retidos, com menor umidade e filtrado mais límpido

Solicite um teste: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Conheça mais sobre tecidos técnicos para filtração em www.remae.com.br

Artigos Recentes

Lonas para Filtro Prensa: Aplicações e diferenciais para atender a necessidade de filtração de cada processo

28/11/23
As lonas para filtros prensa podem ter uma grande variedade de desenhos, tamanhos e diversos tipos de tecidos, podendo ser duplos, interl...

Como fazer a manutenção dos tecidos técnicos filtrantes

28/11/23
Lonas para Filtro Prensa - Remae.pdf Como a maioria dos tecidos, os tecidos técnicos filtrantes também podem ser lavados, porém, podem...

Todos os direitos reservados 2022 | Política da privacidade.